Reitor da UFG participa da abertura do Pacto dos Municípios Goianos para Saneamento Rural

https://www.instagram.com/p/CPl3hmLnTA7/?utm_medium=copy_link

O reitor da UFG, Edward Madureira, foi um dos participantes da abertura do Pacto dos Municípios Goianos para Saneamento Rural, evento promovido pelo projeto SanRural, nesta terça-feira (1/6). O ato contou com a participação de integrantes da Universidade, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Governo do Estado e Prefeituras. O objetivo foi apresentar os produtos do SanRural aos 43 municípios convidados.

O SanRural, que tem o objetivo de promover o conhecimento sobre as condições de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais de Goiás, realizou estudos em 127 comunidades e produziu diagnósticos técnicos que serão disponibilizados às prefeituras.

O coordenador geral do projeto, Paulo Sergio Scalize (EECA/UFG), fez uma apresentação sobre o trabalho e explicou que serão agendadas reuniões individuais com os municípios para o repasse das informações. Desta forma, elas poderão ser usadas para elaborar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Edward falou sobre a satisfação com o trabalho dos integrantes da UFG no projeto. “Essa é a razão maior da nossa existência: é servir a sociedade, é construir política pública, produzir conhecimento, reduzir assimetrias, ou seja, é construir uma sociedade mais justa”.

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, disse ser um defensor da ciência porque ela proporciona elementos para respostas mais efetivas às demandas sociais. “Acredito muito na possibilidade que temos como sociedade de construir um futuro diferente e políticas públicas bem aplicadas é um desses modos de melhorar a vida das pessoas”, argumentou.

Também estiveram na mesa de abertura Claci Rosso e Bárbara Rocha (FEN/UFG); Karla Hora (EECA/UFG); e Deborah Roberto e Getúlio Filho (Funasa). Na sequência do evento, os representantes municipais fizeram participações e agradeceram pela iniciativa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *