Pacto dos Municípios Goianos para Saneamento Rural (Politizar-SanRural)

Dia e horário: 01 de junho de 2021 – 14h

Descrição: O Projeto San Rural é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) por meio do TED n.05/2017. Temos como objetivo produzir conhecimento acerca das condições de saúde e saneamento em comunidades rurais e tradicionais do estado de Goiás. Entre os municípios selecionados pelo projeto estão 43 municípios, que possuem em seu território Comunidades Quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, Comunidades Ribeirinhas e Assentamentos da Reforma Agrária – SR04. Neste evento, no qual foram convidados 43 prefeitos goianos, serão apresentados os produtos que estão sendo elaborados para as comunidades rurais e tradicionais do seu município e que estão relacionados à saúde e ao saneamento. Estes produtos irão subsidiar a elaboração do “Plano de Segurança de Saneamento Rural” e do “Protocolo de Atenção Primária à Saúde das Comunidades Rurais e Tradicionais”. Adicionalmente, serão feitas recomendações de políticas de saneamento e saúde que podem ser incluídas nas diretrizes do PPA.
Mediadores: Maria Vitória – Cerimonialista
Prof.a Dra.Laís Thomaz – Coordenadora do Programa de Extensão Politizar (UFG). Professora Adjunta do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordenadora do Programa de Extensão Politizar com parcerias com ALEGO e Câmara Municipal de Goiânia. Doutora e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) San Tiago Dantas – Unesp, Unicamp e PUC-SP,com um período como Visiting Scholar na Georgetown University (BEPE/Fapesp). Atualmente, está realizando sua segunda Pesquisa de pós-doutorado, vinculada ao Departamento de Estudos Latino- Americanos – ELA no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas- PPGECsA da Universidade de Brasília (UnB).
Painelistas:
Prof. Dr. Paulo Scalize Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica e Bioquímica Médica Análise Físico Químicas e Microbiológicas (1991) e em Engenharia Civil (2004), mestrado e doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), 1997 e 2003, respectivamente. Foi funcionário do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara durante 16 anos, ocupando cargos nas áreas de tratamento de água e esgoto, ambiental e perdas de água. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de Goiás no campus de Goiânia, atuando na Escola de Engenharia Civil e Ambiental. Professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (PPGEAS/UFG) e do programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (CIAMB). Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estação de tratamento de água, qualidade da água, tratabilidade e disposição final lodo de ETA, clarificação, estação de tratamento de esgotos, Laboratório de análise físico-química e microbiológica, gestão de controle de perdas, submedição de hidrômetros, planejamento. Coordenador da Exposição de Experiências Municipais em Saneamento desde 2009.
Profa. Dra. Bárbara Souza Rocha Graduação em Enfermagem no ano de 2002 pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Mestrado em Enfermagem no ano de 2008 pelo Programa de Pós-graduação da FEN/UFG. Em 2013 Formação Internacional em Coaching Básica pelo International Association of Coaching – Institutes (ICI). Doutorado em Enfermagem no ano de 2014 pelo Programa de Pós-graduação da FEN/UFG. Formação Internacional em Coaching Avançada pelo International Association of Coaching – Institutes (ICI) em 2015. Participante do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Saúde – Universidade Federal do Ceará – FAIMER Brasil 2016. Atualmente Docente na FEN/UFG como professor adjunto nas disciplinas de Saúde Coletiva, Promoção da Saúde, Tecnologia de coordenação de grupos em saúde e coordenadora do Estágio Supervisionado I. Coordenadora de grupo no programa PET-Saúde e Vice-coordenadora do Projeto SanRural. Conselheira Municipal de Saúde em Goiânia, representando a UFG.
Realização: Projeto SanRural https://sanrural.ufg.br/
Programa Politizar https://politizar.ufg.br/ EECA, FEN, FCS, Reitoria Digital, PROEC – UFG Apoios/Parcerias: FUNASA, FUNAPE, AGM, FGM, UVEGO
Gestão de telas: Wesley Menezes e Valéria Oliveira
Gestão de chat: Natalia Fernanda Santos de Oliveira
Gestão do Canal UFG Oficial: Wesley Menezes Pablo Lisboa (Coordenador Reitoria Digital UFG) Wesley Melo B de Menezes (Gerente de lives do Youtube UFG Oficial)
Informe: As manifestações expressas por convidados que participam dos eventos e transmissões online no canal UFG Oficial representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da UFG.