Coordenadores participam de reunião com a Funasa, em Brasília

Na última quarta-feira, 28/2, os coordenadores do Projeto SanRural se reuniram com a equipe da Funasa, em Brasília, para entregar o Plano de Trabalho, expor as estruturas do projeto, apresentar as dificuldades e discutir diversos outros assuntos.

Dentre os diversos assuntos discutidos na reunião, um dos principais foi o trabalho do núcleo de educação. Tratou-se, ainda, na reunião, da importância da participação contínua da comunidade no projeto. A diretora do Departamento de Saúde Ambiental da Funasa, Ângela Cristina Pereira da Costa, disse que o projeto deve desenvolver o senso crítico na sociedade, a fim de atender as demandas da comunidade e melhorar sua qualidade de vida. “É importante deixar claro que não estamos indo lá furar poço, nem fazer fossa”, argumentou Ângela.

A qualidade de vida da população está intimamente ligada às condições sanitárias e socioambientais. A ausência de condições adequadas de saneamento e saúde ambiental representa um problema de ordem social e de saúde pública, principalmente em áreas rurais, onde as comunidades rurais e tradicionais, tais como os quilombolas, ribeirinhos e assentados, costumam enfrentar maiores dificuldades para acessar as políticas públicas.

A representante da Funasa salientou, também, que todos os problemas de saúde identificados nos trabalhos de campo devem ser encaminhados à Secretaria de Saúde do município. “As equipes devem instruir a comunidade a buscar hábitos saudáveis, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições”, orientou Ângela.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *