Pacto Goiano para saneamento rural será lançado pela UFG

Evento reunirá 43 prefeitos no dia 1 de Junho pelo Youtube da UFG Oficial

No próximo dia 01 de junho de 2021 às 14h, no canal do Youtube da UFG Oficial, será realizado o evento “Pacto Goiano para Saneamento Rural” promovido pelo projeto SanRural, em parceria com o Programa de Extensão Politizar. Entre os municípios selecionados no desenvolvimento do projeto e convidados a participarem do evento estão 43 municípios, que possuem em seu território Comunidades Quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, Comunidades Ribeirinhas e Assentamentos da Reforma Agrária – SR04. Para abertura do evento também foram convidados o Vice-Governador Lincoln Tejota e o reitor da UFG Edward Madureira Brasil.

Neste evento, serão apresentados os produtos que estão sendo elaborados para as comunidades rurais e tradicionais e que estão relacionados à saúde e ao saneamento pelo SanRural. O projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) por meio do TED n.05/2017. Seu objetivo é produzir conhecimento acerca das condições de saúde e saneamento em comunidades rurais e tradicionais do estado de Goiás.

Esta pesquisa está em consonância com a Política do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental e com a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. As ações do projeto SanRural, desde o início, buscaram a articulação e o diálogo entre a Universidade, os gestores municipais, profissionais das secretarias municipais, líderes locais e membros das comunidades rurais e tradicionais.

Em virtude do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, os municípios devem adequar suas políticas e essa será uma oportunidade única para conhecerem os produtos do projeto que irão subsidiar a elaboração do “Plano de Segurança e Saneamento Rural” e do “Protocolo de Atenção Primária à Saúde das Comunidades Rurais e Tradicionais”. Adicionalmente, serão feitas recomendações de políticas de saneamento e saúde que podem ser incluídas nas diretrizes do PPA municipal.

Segundo os coordenadores do SanRural e do Politizar, professores Paulo Scalize (EECA), Bárbara Rocha (FEN) e Laís Thomaz (FCS), este evento busca fortalecer um diálogo para que se possam ser formuladas políticas públicas de grande impacto garantindo a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 da ONU, propiciando uma melhor qualidade de vida a toda a população nesses municípios e que podem servir de boas práticas para os demais municípios do país.

Para mais informações: http://sanrural.ufg.br Laís Thomaz – laisthomaz@ufg.br

• Teresina de Goiás
  • Trindade
  • Uruaçu