ESTUDO SECUNDÁRIO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO, DA QUALIDADE DA ÁGUA E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO BRASIL

Autores: Ellen Flávia Moreira Gabriel, Liliane Coelho de Carvalho, Vanessa Marques de Souza Rocha, Paulo Sérgio Scalize.

Resumo: A comunidade quilombola caracteriza-se por ser parte de grupos étnicos-raciais que mantém relações com a terra, o parentesco, o território, as tradições e práticas culturais próprias. Do ponto vista social, econômico e de saneamento básico, essas comunidades sofrem com a falta de água encanada e de energia elétrica, ou seja, falta-lhe infraestrutura adequada. O presente trabalho teve como objetivo conhecer a realidade das comunidades quilombolas através de dados secundários. Foram selecionados 28 artigos que descrevem a problemática dos quilombos, relacionados à questão socioeconômica e ao saneamento básico no que tange à disponibilidade e ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento 1770 qualidade da água, ao esgotamento sanitário e ao manejo dos resíduos sólidos. Verificou-se que essas comunidades se desenvolvem por meio de economia de subsistência, tendo como base a agricultura familiar. No que diz respeito ao consumo de água, esta provém de cursos d’água, poços ou cisternas e normalmente é consumida sem nenhum tratamento prévio. Em relação ao esgotamento sanitário e à disposição dos resíduos, no geral os quilombolas fazem uso de fossas rudimentares, dispõem os resíduos a céu aberto, queimam ou enterram. Todos os estudos demonstraram que as comunidades quilombolas dispersas pelo território brasileiro passam por situações de precariedade, sendo carentes de políticas públicas efetivas.

Ver artigo

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *